Ônibus vão circular com frota completa no segundo domingo de provas do Enem

O transporte público segue em plena operação e totalidade neste domingo (11), com fins a atender candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova acontece em vários pontos da capital. O número de veículos e de agentes de trânsito será intensificado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). As equipes iniciam os trabalhos a partir das 8h.

“Vamos prosseguir com a organização e o modo de operação aplicado no primeiro domingo de provas e que surtiu efeito positivo. Os agentes garantiram o fluxo de veículos nas grandes faixas de tráfego e não houve registros de pontos de congestionamentos que pudessem dificultar o andamento das provas”, pontuou o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros.

A SMTT vai disponibilizar para domingo um total de 90 agentes de trânsito, um aumento de 33% no contingente, em relação aos dias normais. A estrutura para o monitoramento conta ainda com agentes em 15 motos – para garantir mais agilidade em pontos de difícil acesso, no caso de colisões, bloqueios ou algum acidente – além de 20 viaturas, três guinchos-prancha (para remoção de veículos de pequeno porte) e um guincho grande para reboque de ônibus.

O trabalho dos agentes de trânsito consiste no disciplinamento, monitoramento e orientação a condutores; intervenções em rotatórias, bloqueio de conversões e retornos, liberação de áreas de embarque e desembarque; regularização e orientação de estacionamentos; alteração do sistema semafórico; e ações para garantir a preferencial do fluxo no sentido das instituições de ensino e pontos que serão locais de prova do certame. O plano inclui ainda o incremento no número de agentes de trânsito com deslocamento para vias de maior movimentação durante a prova.

No conjunto de ações está ainda o trabalho das equipes do Centro de Controle de Operações (CCO), sistema de videomonitoramento da SMTT, que terá reforço do sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) em atuação integrada dos dois órgãos.

PONTOS ESTRATÉGICOS

Serão promovidas ações nas avenidas de grande fluxo que terão maior movimentação por conta da prova do Enem. Será a Avenida Jerônimo de Albuquerque (elevado da Cohama, rotatória da Cohab); avenidas São Luís Rei de França (Faculdade Pitágoras/Fama) e São Sebastião; cruzamento da Forquilha com Cruzeiro do Anil; cruzamento do Parque Vitória, Posto Natureza; rotatória da Polícia Militar (Calhau); rotatória Avenida dos Holandeses com a Avenida Daniel de La Touche; Ceuma Anil; UNDB; Canto da Fabril; cabeceira da Ponte São Francisco; CEST (Anil); Cintra; e alguns pontos estratégicos no Centro.

Serão reforçadas ainda as linhas de ônibus Campus/Terminal Praia Grande, Campus/Praça Deodoro, Uema/Ipase e Terminal/BR 135, garantindo assim o deslocamento dos candidatos. Seguindo determinação da Prefeitura, as empresas do sistema de transporte urbano da capital devem operar nas faixas de horários das 7h às 11h e das 14h às 18h, com frota total.
Por MA10.

Comentários